terça-feira, 20 de agosto de 2013

ESPELEOLOGIA

O que é Espeleologia, cavernas brasileiras, foto de caverna, trabalho do espeleólogo, principais cavernas brasileiras
 
 Mammoth Cave: maior caverna do mundo
  
O que é espeleologia
Espeleologia é a ciência voltada para o estudo de cavernas. Esta ciência busca conhecer e estudar a formação geológica das cavernas, meio ambiente onde estão inseridas, formas de vida que a habitam, características, formas de preservação, etc. Esta ciência utiliza em seus
estudos conhecimentos de outras áreas como, por exemplo, Geologia, Geografia, Biologia, Ecologia, entre outras. O profissional que atua nesta área é chamado de espeleólogo. 


Cavernas no Brasil
O Brasil é um país rico na presença de cavernas. Já foram catalogadas cerca de 4 mil cavernas em território nacional. Os espeleólogos acreditam que existam aproximadamente 80 mil cavernas em nosso país. Isto é extremamente importante, pois além destas cavernas oferecerem muitas informações científicas, podem ser exploradas do ponto de vista turístico e cultural. 

Cavernas: fonte de pesquisa pré-histórica

Vale dizer também que, muitas cavernas, foram habitadas no passado por homens pré-históricos. Logo, são importantes fontes de estudo desta época da história, pois podem ser analisadas do ponto de vista arqueológico. Estas cavernas possuem vestígios pré-históricos e, muitas delas, pinturas rupestres.

Principais cavernas brasileiras:


- Gruta do Centenário (Pico do Inficionado) em Minas Gerais: á a caverna mais profunda do Brasil com 481 metros de profundidade.
- Toca da Boa Vista (Campo Formoso) na Bahia: caverna mais extensa do Brasil com 92,1 km de extensão.
- Toca da Barriguda na Bahia com 26,7 km de extensão.
- Gruta do Maquiné (Cordisburgo) em Minas Gerais: é a mais visitada no Brasil.
- Gruta dos Ecos: localizada em Corumbá de Goiás-GO.


Curiosidade:

- A maior caverna do mundo em extensão é a Mammoth Cave, situada no estado de Kentucky (Estados Unidos). Ela possui 580 km de extensão.
- A maior parte das cavernas levaram milhões de anos para se formarem.


Indicação de livro sobre o tema:


- As grandes cavernas do Brasil, Augusto Auler, Ézio Rubbioli e Roberto Brandi, Belo Horizonte, Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas, 2001, 214 páginas

FONTE: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário